DIDÁTICA


O trabalho com projetos possibilita um grande envolvimento de todos os que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem, na prática cotidiana.

PORQUE

O envolvimento de todos torna possível a constante reflexão sobre a prática pedagógica, articulando as experiências realizadas com o contexto que vivenciam.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda  é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

É na prática pedagógica, no desenvolvimento do ensino, que toda intenção educativa, todo projeto educacional, ganha corpo e toma forma, torna-se realidade, concretiza-se, adquire significado e ganha valor. Assim, em última instância, é na sala de aula, por meio das atividades ou tarefas didáticas realizadas que o currículo se concretiza, ou seja, se efetiva.

Com base nesta compreensão assinale a alternativa CORRETA:


As atividades ou tarefas didáticas precisam estar sempre articuladas de maneira crítica às outras dimensões presentes ao processo de ensino-aprendizagem, caso contrário estará em contradição com as finalidades  a que se pretende realizar.

As atividades ou tarefas didáticas são recursos pedagógicos importantes para o professor. Entretanto, em sua escolha o professor não precisa preocupar-se com em selecionar qual deve usar, uma vez que todas elas cumprem a mesma função.


Somente se usadas como dispositivos de punição e castigo é que as atividades ou tarefas didáticas condiciona e prepara o aluno para exercer comportamentos e condutas corretas.


As atividades ou tarefas didáticas não dão ao aluno a possibilidade de normatizar quais atitudes e padrões de comportamento geram melhor êxito.


As atividades ou tarefas didáticas possuem caráter neutro na formação dos alunos e no fazer do docente.

 Para realizarmos a sistematização do planejamento de ensino, precisamos recorrer a aspectos que são imprescindíveis em sua constituição. Esses aspectos são:

 

I-             Conteúdos

II-            Recuperação

III-           Objetivos

IV-          Procedimentos

V-           Avaliação


A alternativa correta está contida na letra:



I e IV apenas


II, III, IV e V apenas


III e V apenas


I, III, IV e V apenas


I, II, III, IV e V

No texto “A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática”, indicado como leitura obrigatória, OLIVEIRA e ANDRÉ (1997), afirmam que os estudos da Didática passam por 3 momentos a partir da 2ª metade do século XX: o didática numa perspectiva do liberalismo, da negação da Didática e da sua reconstrução numa perspectiva progressista.

 

A esse respeito, leia as afirmativas que se seguem:

 

I – A didática centrada em fornecer subsídios metodológicos ao professor com o objetivo de ensinar bem, sem se perguntar a serviço do que e de quem se ensina são próprias da perspectiva Progressista.

 

II – Se houve um momento de negação da Didática, podemos dizer que na atualidade ela caracteriza-se por discutir tanto as questões técnico-metodológico, quanto ideológico e epistemológico do processo de ensinar e aprender.

 

III – Enquanto professores que se preocupam com a formação dos educandos que seja menos opressiva, dominadora e excludente devemos fazer uso da didática que valoriza os aspectos técnicos do ensino.

 

IV – Podemos afirmar que a didática na perspectiva progressista está mais afeita aos compromissos com a democratização da escola pública, com os interesses das classes populares.

 

V – A didática progressista entende que os professores devem aprender e usar dos aspectos técnicos do ensino, entretanto devem, também, possuir uma compreensão mais ampla e crítica da realidade do ensino, buscando explica-la a luz do contexto que a produz.

 

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


Apenas I e II são corretas


Apenas II, IV e V são corretas


Apenas III e IV são corretas


Apenas II e III são corretas


Apenas I, III e IV são corretas

ZABALA (1998) traz a definição de outros termos que abordam as relações entre disciplinas. Com base nas características de cada um dos termos, leia a afirmativa a seguir:

“É o grau máximo de relação entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador. Esse sistema facilita uma unidade interpretativa, com o objetivo de constituir uma ciência que explique a realidade sem fragmentações”. Estamos falando de:

 


transdisciplinaridade;


pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.


pluridisciplinaridade;


multidisciplinaridade;


interdisciplinaridade;

Você estudou sobre as relações de autoridade e de autoritarismo e sua importância para o exercício da docência e para a formação das crianças e jovens.

Pensando nas relações de autoridade, escolha a seguir as imagens que melhor representam esse valor.imagem_2.png

As imagens que melhor representam estão contidas em:


I e III apenas


II e III apenas


I e IV apenas


III e IV apenas


I apenas

Veja logo abaixo parte de um plano de aula, retirado do Portal do Professor no site do MEC. Plano completo em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58662.

Leia o trecho do plano, relacionando com o estudo sobre os Temas Transversais e assinale dentre as alternativas abaixo, com qual dos Temas Transversais a professora se propõe a trabalhar durante as aulas.

Estrutura Curricular

Nível de Ensino: Fundamental Inicial

Componentes: História / Alfabetização

Tema: Comunicação Indígena / Processos de Leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as músicas indígenas Guarani
  • Identificar os instrumentos musicais indígenas
  • Conhecer a cultura indígena
  • Explorar a produção do gênero textual bilhete e a oralidade

 

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

 

Estratégias e recursos da aula

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012), tais como: conhecer a cultura dos povos indígenas do Brasil. Espera-se com essa aula, que os alunos possam discutir a temática dos povos indígenas do Brasil, por meio das suas canções, buscando compreender a importância histórica e cultural das mesmas no interior das tribos. Espera-se também que os alunos respeitem a cultura indígena e reconheçam a sua contribuição para o nosso país.

 

Primeiro momento:

Professor inicia expondo o tema da aula Música Indígena. Após apresenta, questionar aos alunos o que eles sabem sobre esse assunto.

Simultaneamente a fala dos alunos, registrar no quadro as colocações dos mesmos, que, posteriormente deverão também fazer o registro em seus cadernos.

Após o registro, propor que ouçam as músicas da tribo Guarani CD Memória Viva Guarani, de Nande Reko Arandu (2002), disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/sons-indigenas/684-ww. Acesso em 13/11/2014.

 

Esclareça aos alunos que a música é apresentada na língua Guarani. Essa é uma língua materna falada originalmente na América do Sul. Atualmente pelos povos da etnia Guarani. Falada também, pelos Paraguaios.

 

Site para mais informações sobre a língua Guarani: WIKPÉDIA. Língua Guarani. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_guarani. Acesso em 15/11/2014.

 

Após a execução das músicas, propor um debate sobre o assunto para perceber as impressões dos alunos sobre o que ouviram. É importante garantir que todos falem e ouçam os demais colegas.

 

Sugestão de questões para o debate:

 

a)    Qual a opinião de vocês sobre a música indígena?

b)    Elas são parecidas com as nossas?

c)    Vocês conhecem o idioma cantado por esses índios?

d)    Quais temáticas são abordadas nessas músicas?

e)    Por que os índios cantam?

f)     A música é importante para os índios? Por quê?

 

Professor, neste momento, chame a atenção dos alunos sobre a luta dos povos indígenas (assim como a dos negros também) na história da formação da população brasileira e a contribuição dos mesmos na formação da sociedade nacional, seja na área social, econômica ou política (Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008).


Ética


Meio Ambiente


Saúde


Pluralidade Cultural


Orientação Sexual

O trabalho em grupo vem sendo um recurso muito utilizado por professores para dinamizar o ensino e promover a interação entre os alunos. AS atividades assim desenvolvidas podem proporcionar:

I-     A participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;

II-    promover a interação social entre os membros;

III-  fazer com que o aprendizado e o desenvolvimento sejam fatores inter-relacionados;

IV-  aumentar o interesse dos alunos levando-os a contribuírem com a aprendizagem individual e coletiva.

 

São corretas as seguintes alternativas:


 I, II, III e IV;


I e II apenas;


I, II e IV apenas.


I e III apenas;


II e IV apenas;

-[...]. A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.

(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)

 

 

Hoje sabemos da importância de considerar o aluno como ser integral, que possui vontades, desejos, que traz para a escola sua cultura que precisa ser respeitada. O aluno não é mais um “ser passivo”, e o professor não é mais o detentor do saber que não pode ser questionado.

A relação entre professor e aluno, no processo de Ensino e Aprendizagem, deve ser de interação, construção, para que o conhecimento possa realmente ser construído de forma sólida e a experiência seja realmente de sucesso.

O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.

 

 

Este contraponto é expresso por:

 

I - Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;

II - Valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;

III - Dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;

IV - Preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.

 

São corretos:

 


I, II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I e II, apenas.


II, III e IV, apenas.

A indisciplina tem sido um dos grandes problemas vivenciados pelos educadores no cotidiano escolar (VASCONCELLOS, 1997).

Ao tentar mapear a realidade e levantar os motivos pelos quais a indisciplina tem sido cada vez mais presente no ambiente escolar, muitos são os aspectos elencados e apontados pelos professores em suas queixas.

Assinale dentre as alternativas abaixo, aquelas que representam um exemplo dessas queixas.

I-    Desinteresse e dispersão dos alunos nas aulas.

II-  Descompromisso dos pais quanto à educação dos filhos.

III-As novas tecnologias da informação em descompasso com as da escola.

IV- Falta de formação docente inicial e continuada de qualidade.

 

São verdadeiras as queixas contidas na alternativa:


II e III apenas


I e II apenas


II e IV apenas


I, II, III e IV


I e III apenas